Perfume no Antigo Egito

Os egípcios antigos já tinham um fascínio pela beleza, mas os perfumes eram muito mais que uma vaidade, ele era usado no dia-a-dia nos templos para agradar os Deuses.

Nefertem era considerado deus dos aromas e da Flor de Lotus azul.  Ele era considerado o filho do Deus Ptah e da Deusa Sekhmet . Ele também era chamado de "Senhor dos perfumes".

Diferentemente dos perfume produzidos hoje em dia que são diluídos em álcool , os perfumes no Antigo Egito eram processados de flores e óleos e gorduras.

As flores eram prensadas a mão principalmente por mulheres e devido ao calor do deserto, todos eram apreciadores dos aromas.

Os egípcios antigos também faziam muito uso do incenso, principalmente no interior dos Templos.  Sabemos pelas expedições de Hatshepsut que os egípcios traziam o incenso da Terra de Punt, um local que hoje pode ser a Eritreia.

Hatshepsut inclusive importou árvores de incenso para o Egito para ter maior acesso ao produto.

No contexto funerário os perfumes eram largamente empregados para assegurar o renascimento do morto e a sua jornada bem sucedida no pós-vida.

Dentre os perfumes conhecidos sabemos da existência dos "Sete óleos sagrados" usados no processo da mumificação.

No "Ritual da abertura da boca" feito pelo sacerdote , perfume era usado para incensar e ungir o morto, juntamente com os "Sete óleos sagrados".

As mulheres costumavam usar cones de incenso sobre a cabeça a fim de manter os cabelos perfumados.

Durante a " O lindo festival do vale", muitos bouquets com uso de fragrâncias como mirra eram usados.

Sabemos também por intermédio de Papiros médicos que as fragrâncias também eram usadas como medicamentos.

Plantas diversas tanto do  Egito como estrangeiras eram usadas na produção de perfumes, uma dela era o manjericão considerada o perfume sagrado do Deus Crocodilo Sobek . 

O perfume derivado da flor do Lotus azul era conhecido como o suor do Deus Rá. Abaixo Deus Nefertem Deus dos Aromas e Perfumes.

O uso de Ervas no Egito Antigo

Vocês sabiam que o orégano já era usado no Egito Antigo ? Ele era conhecido como "Erva de Sobek" (o Deus crocodilo).

Esta erva era cultivada em larga escala.  Folhas de orégano foram encontradas em guirlandas de algumas múmias. De acordo com Theophrastus ela era amplamente usada também na produção de perfumes.

Você quer saber como eram feitos os perfumes no Egito Antigo, venha conhecer nosso curso.

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • google-plus-square

Copyright Egiptologia Brasileira 2018