Os egípcios foram grande amantes de gatos, ele aparecem em uma série de representações e contextos, tanto animais de estimação como deidades.

No Vale do Nilo encontramos dois tipos de gatos : O Felis chaus ou gato dos pântanos e o Felix (silvestris) lybica ou gato selvagem africano.

O gato em geral foi como o Leão "um símbolo solar" e foi protetor do trabalho por sua natureza de caçador tão eficaz.

Eles devem ter começado a adorar estes animais por serem ótimos caçadores e eliminarem as pragas em seus silos de grãos como os roedores.

Estes foram tão adorados que podemos encontrar enterramentos de gatos desde o período Pré-Dinástico.

Podemos encontrá-lo como uma representação de Gato doméstico em Beni Hassan na tumba de Baket III da 12a.Dinastia.

Porém foi durante o reinado de Tutmosis III que podemos encontrar uma representação de gato como animal de estimação.

Podemos vê-lo em representações de imagens onde o gato é retratado embaixo da cadeira de alguma dama da realeza. Como exemplo abaixo:

Até os sacerdotes Sem foram retratados oficiando seus ritos com seu animal de estimação.

Tutmosis , filho de Amenhotep III fez uma cerimônia funerária para sua gata chamado Ta-miaut.

Também não é incomum encontrarmos pequenos ataúdes com gatos mumificados que foram enterrados com seus donos, assim como estelas, papiros e outros.

Outro tipo de múmias felinas foram as encontradas em necrópoles exclusivamente felinas. Estas necrópoles eram feitas para deidades leoas, uma aspecto agressivo de cada felino.

E também podemos encontrar cemitérios felinos oferecidos como oferendas para deusas felinas como Paket,Sekhmet , Mut e também a deusa Bastet. Em Edfu, Bastet era considerada o Ba da Deusa Isis.

O macho foi defensor do Sol e cumprindo esta função ele recebe o nome de " O Grande Gato de Heliópolis". Ele aparece portando uma faca a fim de aniquilar a serpente Apófis que tenta impedir a jornada do Sol no mundo dos mortos.

Sabemos ainda que os gatos eram tão adorado por seus donos no Egito Antigo que os mesmos rapavam suas sobrancelhas quando seu gatinho morria.

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • google-plus-square

Copyright Egiptologia Brasileira 2018