DEUSES E DEUSAS NO ANTIGO EGITO






O Panteão egípcio era muito rico, diversos deuses e deusas faziam parte da religião egípcia no antigo egito . Alguns deuses eram regionais e eram ligados a especificos lugares e tinham seus próprios templos. 
Veremos abaixo alguns deuses e deusas e um pequeno resumo de suas aplicaçoes:

Amaunet - A face feminina de Amon e uma deusas primordiais do grupo de 8 deuses de Hermópolis. Ela era adorada em Tebas juntamente com Amon e Mut.

Amon - Normalmente era associado ao vento, as coisas ocultas, eram um deus principal em Tebas aonde foi associado a Ra e tornando-se Amon-Ra, rei dos deuses. Ele faz parte da tríade Tebana dos deuses Mut e Khonsu.

Anuket - Venerada em Elefantine, era associada a uma gazela.

Apis - É representado como um touro com um disco solar em meio aos chifres, Apis também foi associado a Osiris e Ptah.

Aton - Também conhecido como Aten, foi venerado em Tell El Amarna na 18a. Dinastia principalmente pelo Faraó Akhenaten. 

Atum - Era o deus primordial associado a criação do universo era representado  como uma forma humana ou como uma serpente. Ele era o deus supremo da Eneade de Heliopolis ( grupo de 9 deuses) e junta a Ra para criar Atum-Ra ou Ra-Atum.

Hathor - Deusa do Amor, da música e da dança. Representada as vezes como uma vaca . Em Tebas era considerada Deusa dos Mortos. Era venerada em Denderah e Edfu  como esposa de Horus e em Byblos era associada a Isis.
Deusa Hathor

Horus - Um dos primeiros deuses do panteão , era associado ao deus falcão, com o sol e a lua como seus olhos. Como deus do céu governava o dia. Há diversas formas de Horus conhecidas, algumas delas eram: Ra-Horahkti, Harsiesis, Haoeris, Harendotes, Khenti-irti,Khentekhtay (deus crocodilo) e Harmakhis como Horus nos horizontes, na qual a esfinge de Gize é considerada um de seus aspectos. 

Isis - Foi a mãe de Horus e esposa de Osiris , muito venerada em Philae. As vezes associada com Astarte, Hathor,Nut e Sothis, foi muito venerada durante o periodo em que o império romano invadio o Egito. 

Khunm - Apresentado geralmente como um humano com a cabeça de carneiro foi amplamente venerado em Hypselis, Esna, Antinoe e Elefantine.

Khonsu - Ele era filho de Amon e Mut e era considerado o deus da lua. Há um templo em Karnak totalmente dedicado a ele. 

Mut - Venerada em Tebas, foi a esposa de Amon e parte da Triade de Tebas , mãe de Khonsu.

Nut - Deusa da Lua e do Sol tinha o corpo coberto por estrelas.

 
Copyright 2012
  Site Map